31.8.09

obra ao vazio

Os vazios espaciais de Oteiza, mitos de outrora na minha formação, perfilam-se à minha frente numa tarde aterradoramente despovoada de uma cidade estrangeira assim não-tão distante. Tal encontro com a força cativante dos enigmáticos objectos inertes poderá igualmente incluir-se num âmbito classificatório pessoal de viagem sentimental. Vazios e sentimentos, despojos de uma mesma coisa.

16.8.09

a cadeira de joseph kosuth

chair (c̸her)<br />noun<br />a piece of furniture for one person to sit on, having a back and, usually, four legs<br />a seat of authority or dignity<br />the position of a player in an instrumental section of a symphony orchestra<br />an important or official position, as a professorship or chairmanship<br />a person who presides over a meeting; chairman address your remarks to the chair<br />sedan chair

O real, a definição do real e a reprodução do real.
Ou seja, uma cadeira e a sua viagem sentimental.

open soon

Deus disse: faz e Eu ajudar-te-ei.
A ver vamos.

das viagens sentimentais

Como o senhor Aghios, da 'Curta Viagem Sentimental' de Italo Svevo, também eu senti que passei de terra-em-terra confrontado com as memórias de outras paragens. Os fotogramas contínuos definidos pela janela da carruagem — mesmo que tão imaginários e sonhados como ela própria — revelaram o percurso das emoções. O que leva a concluir que uma viagem sentimental, curta ou não, tem — mais do qualquer outra coisa — o extraordinário poder da evocação. Nela, nada do que vemos é real pois «evocar» pode não ser mais do que reproduzir uma imaginação. No final de contas, cada um escolhe a sua. Por vezes coincide com a realidade.