16.3.07

post nº 1, start all over again



Vontade Indómita [The Fountainhead]
de King Vidor, 1949


Apago os dois primeiros 'posts' e recomeço o blogue. Depois de dois anos no Crepe, escrever num blogue com outro nome provoca-me um sentimento híbrido. Se por um lado há a ideia e excitação do 'novo', por outro há um receio pela mudança, pela perda de familiaridade. Mas esta reacção deixa-me perplexo pois não sinto isso em relação a mais nada na minha vida: vivo no estrangeiro, longe da família e dos amigos de sempre, viajo sozinho por países distantes e passo quase a totalidade do meu quotidiano com pessoas que na realidade me são perfeitamente desconhecidas [graças a Deus há excepções]. Então, ao pensar nisso, escolho um fotograma diferente do anterior para ilustrar o filme de King Vidor. Escolho 'Not Built', que antes de sequer imaginar o filme já conhecia a imagem impressa numa edição que tenho da Cinemateca intitulada 'Cinema e Arquitectura'.
Quando via a imagem pensava que a vida de um arquitecto é mesmo assim, que muitos projectos não passarão nunca do papel; outros sim, obviamente, embora isso não signifique que sejam melhores ou piores, mas que apenas estão reunidas as condições para avançarem. É uma questão de 'timing', como tudo na vida.

Por tudo isto 'not built' é a imagem adequada; e aos trinta anos assenta que nem uma luva na minha vida.