30.4.08

esquerda caviar e psicologia masculina



Repare-se bem no olhar de Vittorio de Sica. De queixo para trás e olho pesado a galar uma mulher que passa enquanto vai acompanhado com outra. Este fotograma de um documentário sobre o cineasta italiano resume algo do que se pode dizer sobre de Sica enquanto homem. O actor prematuro transformado com os anos em realizador mediático, estandarte (entre outros e por sorte, parece-me) do neo-realismo italiano, era a personificação da dolce vita à face da terra.

Mas salta-me uma pergunta: e se o olhar de Sica não for necessariamente interessado na mulher que passa mas apenas uma distracção defensiva inconsciente pois sabe que a bombshell que o acompanha está também por sua vez a ser galada pelo grupo de homens novos à sua frente?

[pausa]

A resposta: não, de Sica está mesmo interessado na mulher que passa porque afinal não é um grupo de homens novos mas apenas um homem novo no meio de mulheres e de outros ainda mais velhos do que ele e com ar de personagens dos seus neo-realismos.



Dandy, narciso, charmoso, bem-parecido, jogador compulsivo e apoiante do Partido Comunista Italiano. A seu favor, um verdadeiro caso da gauche-caviar. Comparativamente todos os outros, contemporâneos ou não, não passam de maus exemplos.

E uma torção de tronco destas não é para qualquer um.