as fases da vida
A onstage conversation começou imediatamente a seguir à projecção de 'Light Sleeper', um filme de Paul Schrader com fotografia de Edward Lachman. Discutiu-se a fotografia do filme, obviamente —sobretudo da cena íntima entre Dafoe e Delany— mas a maioria das questões eram colocadas a Schrader e incidiam sobre a sua abordagem narrativa e conceptual.
Num breve resumo dois pontos sobressaem: 1) Schrader escreveu e realizou 'Light Sleeper' (1992) como um estudo reflectivo sobre as crises de meia-idade masculinas. 'O que faz um homem quando o seu universo social, físico e/ou emocional ameaça desmoronar-se?' e 2) Schrader descreveu um paralelo sobre algumas das suas mais conhecidas criações de personagens cinematográficas masculinas — todas são o mesmo homem em diferentes fases da vida: aos vinte anos o 'compulsivo', deNiro no 'Taxi Driver' do Scorsese', aos trinta o 'narcisista', Gere em 'American Gigolo' e aos quarenta o 'neurótico', Dafoe em 'Light Sleeper'.
Num breve resumo dois pontos sobressaem: 1) Schrader escreveu e realizou 'Light Sleeper' (1992) como um estudo reflectivo sobre as crises de meia-idade masculinas. 'O que faz um homem quando o seu universo social, físico e/ou emocional ameaça desmoronar-se?' e 2) Schrader descreveu um paralelo sobre algumas das suas mais conhecidas criações de personagens cinematográficas masculinas — todas são o mesmo homem em diferentes fases da vida: aos vinte anos o 'compulsivo', deNiro no 'Taxi Driver' do Scorsese', aos trinta o 'narcisista', Gere em 'American Gigolo' e aos quarenta o 'neurótico', Dafoe em 'Light Sleeper'.
<< Página inicial