1.5.08

as respostas múltiplas

E perguntaram-me: a psicologia masculina é mesmo assim? Um homem olha para outra mulher por que a mulher dele é olhada por outros homens?

Claro que não, é uma das respostas. Geralmente olha porque a outra mulher merece que se olhe para ela (como a Michelle Monaghan por exemplo) ou porque é mesmo impossível não olhar. Mas também é sabido que um homem olha para todas. As bonitas porque são bonitas e as feias porque são feias, o que faz com que todos os homens olhem para todas as mulheres. O Molière já falava nisso.

Por vezes, é outra das respostas. Pode olhar para marcar a sua presença viril perante os outros galos da capoeira. Parece complexo? Nada disso, é mais do género: olha lá à vontade que eu sou homem que chegue para a tua provocação e desconsideração de galares a minha mulher nas minhas barbas e até provo isso demonstrando o meu desinteresse no teu interesse e desviando a atenção para algo que tu, que não vales muito, ainda nem estás bem a ver o que é. Nestes casos de exacerbado machismo, chamemos-lhe assim, a mulher é vista unicamente como um objecto. O Lipovetsky já falava nisso.

Sim, a penúltima das respostas. Pode acontecer que o homem seja tão inseguro que procure dessa maneira uma vingança infantil pelo facto de a sua mulher despertar interesse nos outros e pensa que assim, demonstrando ele interesse exagerado nas outras, paga o "despeito" na mesma moeda. Coisa totalmente obtusa, diga-se de passagem. O Henry Miller já falava nisso.

Nunca. Um homem nunca olha para outra mulher se estiver acompanhado. Excepto, naturalmente, se for um ordinário. A minha Avó já falava nisso.

E depois, para concluir, há outro factor importante: a idade. A dele e a dela. E a idade, ao que parece, faz com que a resposta varie. O Bukowski já falava nisso.