30.5.08

os amantes

Juan é um professor universitário que deve o cargo à influência social do cunhado e Maria José está casada com um poderoso industrial. Num dia de chuva atropelam um homem numa estrada deserta. Ao parar o carro comprovam que ele ainda respira. Para Maria José socorrer o moribundo implica a exposição do seu pecado maior, a infidelidade, e consequentemente a perda do status social. Juan compreende e deixam apressadamente o local. Na posterior construção de um remorso comum divergem no motivo: para Juan, o peso moral de abandonar um homem às portas da morte numa valeta encharcada é insuportável; para Maria José o seu medo deve-se apenas à repreensão do seu meio elitista.

'Muerte de un Ciclista' (1955), do espanhol Juan António Bardem, explora as consequências de um drama burguês na Madrid dos anos 50; mas podia ser, como ele próprio o disse, em qualquer cidade, em qualquer país.

E apesar de o ter afirmado apenas para ludibriar a censura franquista, tinha razão. Com este abismo colossal entre o carácter dos amantes, tão contemporâneozinho e cosmopolita que ele é.