walk the talk
'Muerte de un Ciclista' (1955, JAB) espelha um manifesto de intenções de uma nova geração de cineastas espanhóis. Em 1955 Juan António Bardem juntava-se a outros em Salamanca e afirmava que «O cinema espanhol é politicamente ineficaz, socialmente falso, intelectualmente ínfimo, esteticamente nulo, industrialmente raquítico». Assim, neste drama burguês de laivos noir, Bardem contraria a tendência e utiliza o cinema como um veículo de crítica social e política ao regime de Franco, denunciando o favoritismo e nepotismo das classes governantes; a par da sua vida fútil e despreocupada contrastando com a dureza do país real. A esta abordagem de crítica social o cineasta espanhol traz elementos característicos do neo-realismo italiano: a filmagem nos subúrbios madrileños e a utilização de alguns actores não profissionais.
Quando nesse ano o filme ganhou o Prémio da Crítica no Festival de Cannes, Bardem estava preso.
E assim continuou por duas semanas mais. He walked the talk.
Quando nesse ano o filme ganhou o Prémio da Crítica no Festival de Cannes, Bardem estava preso.
E assim continuou por duas semanas mais. He walked the talk.
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