20.3.10

tender is the night

Para além do citado Faulkner — que o título do post não leve ninguém para Fitzgerald — a primeira referência que encontro em 'The Heart is a Lonely Hunter' (1941) vem deste lado do Atlântico. O New York Bar de Carson McCullers levou-me para o Midnight Bell Bar do britânico Patrick Hamilton em 'Twenty Thousand Streets Under the Sky' (1935). Poder-se-ia dizer que um bar é um bar mas no caso de estes dois isso seria demasiado simples, pelo menos do ponto de vista da construção literária; acrescentando que as suas personagens nocturnas partilham inúmeras características pelos seus desencaixe e inadaptação sociais. Sente-se uma atmosfera que nos coloca perto da dramaturgia. Pela forma como é descrito o ambiente (das luzes à disposição espacial dos elementos) somos transportados para uma caixa de palco onde cada movimento é lento e meticulosamente estudado, atingindo quase uma artificialidade propositada. Depois olhamos para os dois autores e vemos que tal impressão não é de todo desconexa. Ambos escreveram peças de Teatro com as quais alcançaram relativamente algum sucesso. No fundo, as coisas misturam-se umas com as outras.