'Untitled', Norman Mailer, USA, 1947, 9m; 16mm, color/black & white, silent.
31.5.10
28.5.10
round two
Aquele que será o limite da capacidade emocional tem três pontos de vista: 1) o meu; 2) o teu e 3) o real. Mas o que poderá ser o real sobre esta mesma capacidade tem igualmente três leituras: 1) a minha; 2) a tua e 3) a que está à vista.
round one
Os estilos e formas de representação surgem animados pela febre de uma postura obsoleta. Saltemos torres e abismos, desfiladeiros e cordilheiras. Gritemos aos céus e infernos a exultação de um qualquer paradigma. Depois calemo-nos, refaçamos as contas. No final não sobra assim tanto.
25.5.10
establishing scene
It is a millionaire's house, big, sprawling, California style, with clipped lawns and gardens, on a hill above the now abandoned oil fields which was the family's wealth. A small coupe drives up to the doors and stops, and Philip Marlowe gets out. We just have time to establish him as he approaches the door — a husky, self-confident man, well dressed but not flashy.
Screenplay de 'The Big Sleep', 1944.
Screenplay de 'The Big Sleep', 1944.
18.5.10
17.5.10
beautiful women
Em 'Day of the Gun', pulp noir vulgar e hiper-machista de Mickey Spillane (a personal favorite, como não poderia deixar de ser), o operacional Tiger Mann relembra um passado distante, dos tempos da guerra na Europa: o dia em que a alemã Rondine Lund, sua amante e espia ao serviço do adversário — o Eixo do Mal — entrou nua no quarto e lhe enfiou uma bala .38 ao lado do estômago. Perante uma mulher despida, explica Mann, a última coisa que um homem vê nela é uma arma na mão. A beleza feminina provoca um encantamento particular que permite camuflar facilmente segundas intenções. Porém, tal como o mostrou o disparo de Rondine Lund, mais cedo ou mais tarde esse lado oculto virá sempre ao de cima. Talvez a um alto custo, como se poderá imaginar.
handsome men
Personally, I mistrust all handsome men. The superficial pleasures of this life come too easily to them, and they seem to walk the world as though they themselves were personally responsible for their own good looks. I don't mind a woman being pretty. That's different. But in a man, I'm sorry, but somehow or other I find it downright offensive.*
(*em 'Galloping Foxley', short-story de Roald Dahl, em 'Someone Like You', Penguin Modern Classics, pg88).
(*em 'Galloping Foxley', short-story de Roald Dahl, em 'Someone Like You', Penguin Modern Classics, pg88).
14.5.10
11.5.10
voici les temps des narcisses
Num alargado conjunto de pessoas, constata-se que o que mais gostam nos outros é um reflexo de algo que pressentem neles próprios. Será tal percepção o mesmo que dizer que quantos mais reflexos, mais paixão. Nesta aritmética dicotómica do reflexo eu/outro, concluímos inevitavelmente que a paixão é —acima de tudo— muito, muito narcísica.
10.5.10
on gambling
Não será de todo fácil alguém novo ir a jogo numa mesa viciada. Nela, aparentemente, já foram jogadas e catalogadas cartadas de Paixão & Morte, tornando-as depois em vazas passadas que ocupam um lugar de culto ao canto da mesa de veludo verde. Aí se encontram, imóveis e inacessíveis como relíquias abstractas, numa protecção que não é mais do que um mecanismo de defesa saudosista, estéril e improdutivo. Tal estratégia permitirá à mesa mover-se com um grau de aparente segurança sabendo que aquilo que já deu (ou tem) como garantido não tocará de novo no jogo, limitando assim os movimentos possíveis do oponente numa esperada zona de conforto. Voltar a trazê-las para fora do seu canto é sempre uma surpresa; e posteriormente um acto de coragem. Sabe-se, contudo, que é também a coragem que separa os cobardes dos audazes. Ou, numa linguagem adequada ao tema, os jogadores dos amadores.