2.10.10

apontamentos soltos: agosto

A população parou num dia de Verão. A passagem de um camião de grandes dimensões pelo centro, na curva ao lado da igreja, provocou um rebuliço. Devido à sua altura excessiva ficara bloqueado pelos cabos de electricidade de alta-tensão que atravessavam a rua. As pessoas vieram às portas, conselhos foram dados. Fizeram apostas, uns; outros, recomendações. A hora era ainda a do calor mas nem isso serviu para afastar os locais. Eu no meio dos demais, em cima da minha bicicleta de moto-cross azul e branca. Estávamos perante um dilema, fiquei a saber: o camião não podia avançar sob o perigo de rebentar os fios e provocar uma catástrofe, mas tão-pouco podia andar para trás devido à impossibilidade da manobra. Veio o padre, o mesmo que me baptizou e me deu a primeira Comunhão, dar as esperadas instruções. Só há duas opções, disse do alto da sua sapiência eclesiástica: ou se esvaziam os pneus, ou se cortam os fios. Calculou-se que mesmo esvaziando os pneus, a diferença de altura não seria ainda a suficiente para garantir a passagem do camião. Do telefone da mercearia da esquina chamou-se então o piquete de emergência da Electricidade de Portugal. Na espera, abrigámo-nos na sombra esguia e fugidia ao longo das paredes. O camião ficou sozinho, na total plenitude da sua estranheza de escala, como uma carcaça esquecida de um animal pré-histórico, com os cabos entalados entre a cabine e o reboque. A senhora da mercearia, perante tanta gente por perto debaixo daquele calor de má-morte, anteviu uma boa oportunidade de negócio e instruiu o neto para vender refrigerantes frescos pela rua, acompanhado de pregão ao jeito de dia de feira. Alguns riram-se. O padre reprovou a iniciativa com o olhar, não lhe interessando prática tão histriónica à porta da Casa de Deus. Acabei por me ir embora sem acompanhar o desenrolar da acção. Voltei ao final da tarde, de passagem, pela fresca, e a normalidade tinha voltado ao local. Com uma ligeira diferença: o corte dos cabos fez com que a mercearia ficasse sem luz durante os dois dias seguintes. No sermão de Domingo, o padre falou de como Deus não compactua com ganância e oportunismo. Perguntei à minha avó o que era oportunismo.