23.11.10

all an american way



Embora não sendo um dos meus favoritos, o trabalho do já por aqui referenciado Lee Friedlander interessa-me bastante na perspectiva de catalogação das paisagens semiurbanas e sociedade norte-americanas. 'American Monument' (1976), 'At Work' (1983) ou 'Sticks and Stones' (2003) são disso exemplos; tal como o recente 'American Way', agora patente ao público no Whitney Museum. Esta exposição, ao contrário do que seria de esperar, é pequena. Ocupa apenas as duas salas da mezzanine do museu. Como se pode ler no texto à entrada, a contenção espacial foi um pedido explícito do artista para que o espectador pudesse experienciar a vivência visual explosiva de um condutor pelas estradas americanas. São cerca de duzentas fotografias alinhadas em duas filas horizontais contínuas. Nelas podemos ver imagens tiradas unicamente a partir do interior de automóveis, nas quais Friedlander incorpora a máquina enfatizando o elemento efémero —de passagem, como ele próprio— na perenidade da paisagem. À semelhança de muitos outros trabalhos de Friedlander, 'American Way' teve mais de uma década de pesquisa. Neste caso, quinze anos. De 1995 e 2010.