13.12.10

classes and american realism



Definido como um dos dez combates do século —Mailer talvez dissesse que não— o encontro em 1923 entre o campeão do mundo Jack Dempsey e o argentino Luís Firpo ficaria igualmente para a História da Arte pelo pintor da vida moderna George Bellows. Antes do instante retratado no quadro, Firpo foi sete vezes ao chão em menos de três minutos. Depois, numa recuperação momentânea e extraordinária, o argentino consegue uma sequência de golpes ferozes e empurra o adversário para fora do ringue. Dempsey cai em cima dos elementos da imprensa presentes e fere a nuca numa máquina de escrever. Segundos depois está novamente em acção e acaba por vencer o combate a Firpo, por knock-out no segundo assalto, mantendo assim o seu título. O episódio fez furor e ficou gravado em filme e em fotografia, ambos de um outro ângulo diferente do quadro de Bellows. Este, por sua vez, estava no local e esboçara uma ilustração da cena (para o jornal socialista 'The Masses' com o qual colaborava) de um ponto de vista bem particular: segundo o artista, Dempsey ao sair das cordas caiu em cima de si e foi o próprio Bellows um dos que ajudou o boxer a voltar ao ringue. Teremos de concordar que, do ponto de vista da veracidade, para um «realista» tamanha proximidade não poderia ser melhor. E, embora derrotado, aos olhos de Bellows foi Firpo o vencedor. Pela força revoltada contra o poder mais forte, naquilo que me parece uma clara analogia de Bellows para outros carnavais.