6.1.08

'jour de fête'

'Jour de Fête', de Jacques Tati, é aquele que supostamente seria o primeiro filme francês a cores. No entanto, em 1949, foi estreado a preto e branco. Há pouco, na Film Society, o crítico de cinema Jonathan Rosenbaum explicava a história.

Tati, graças a um processo experimental conhecido como Thomson-Color, a putativa alternativa tecnológica de França à americana Technicolor dos grandes estúdios, idealizou o filme a cores; dos cenários ao guarda-roupa. Contudo, consciente do risco, gravou também a preto e branco uma cópia de segurança. Após as filmagens, as complicações técnicas do Thomson-Color foram imediatas e impossibilitaram a concretização da edição do filme a cores. Tati esperou três anos antes de decidir apresentar a versão a preto e branco e quando finalmente o fez o resultado foi um vasto sucesso comercial e a projecção internacional do realizador. Nos anos 90, Sophie Tatischeff, filha de Tati, recupera os negativos a cores e consegue finalmente a versão colorida tão desejada pelo pai. Foi esta versão, a par da curta metragem 'L'ecole des facteurs', que foi apresentada hoje na Film Society.

'Jour de Fête' reune já os elementos essenciais da filmografia de Tati dos anos posteriores:
Os gags absurdos, o confronto de personagens pitorescas, a recuperação de imagens associadas à infância de cada um e a figura desengonçada de Monsieur Hulot . Neste caso a figura desengonçada de François, o carteiro. No fundo Tati himself.