25.1.10

NOGO (lê-se nôgô) Agregação Transdisciplinar define-se, em traços gerais, por um project-room para Arquitectura, Arte Contemporânea & Cinema Experimental (e Documentário), localizado em Santos, Lisboa. Foi inaugurado no passado mês de Dezembro com o alto patrocínio da minha mecenas (a quem deixo o meu profundo 'Obrigado') e com a entusiasmada colaboração dos três comissários-residentes que aceitaram o meu desafio em participar neste projecto (um 'Obrigado' a eles também). Enquanto espaço de programação, há uma aposta na diversidade disciplinar e numa dinâmica de eventos quinzenais: exposições, one-night-events, palestras e projecções. A entrada é livre e o espaço está aberto a todos os interessados. Ou, como se costuma dizer, a quem vier por bem. Para concluir, falta acrescentar: drinks (are always) on the house.

Amanhã, terça-feira 26, pelas 22.00h, há cinema português na NOGO, com a presença dos realizadores: 'Superfície' (2007, Cor, 13'30''), de Rui Xavier, e 'Um Dia Frio' (2009, Cor, 27'), de Cláudia Varejão.

Tudo em http://www.nogo-studio.blogspot.com.

24.1.10

hammershøi na novela das quatro

Chegar sexta-feira a casa a meio da tarde, ligar casualmente o televisor e de repente dar de caras com duas beldades brasileiras filmadas à conversa num closet. A fotografia de cena, não sendo a única coisa boa, era também muito boa. Fez-me lembrar o universo intimista feminino e voyeurista do Hammershøi que o Dreyer tanto apreciou. Acho que deveria ver, de vez em quando, algumas telenovelas. Por estes dois e ainda uns terceiro e quarto pontos.

23.1.10

berlin-lissabona

Um voo Berlim-Lisboa pode ser particularmente interessante. A neve quase permanente típica da estação transporta os carrancudos rostos dos passageiros para dentro do avião no qual algumas senhoras, com estranhos e coloridos penteados, se empanturram com torrão e cerveja preta que trazem em sacos de plástico da free-shop. Quase todas, a viajar sozinhas ou em grupo, debruçam-se sobre livros com o título 'Lissabona', repleto de imagens curiosas como a do Galo de Barcelos, símbolo nacional vítima de trasladação geográfica e acto de propaganda, que elas irão encontrar em todas as esquinas da Baixa Pombalina e do centro histórico de Sintra. Será exactamente nesses sítios, juntando ainda a Rua do Norte, que provavelmente as voltaremos a encontrar. Por essa altura os ares pesarosos terão desaparecido e apresentarão sorrisos semi-embriagados; estarão radiosas e radiantes. É neste momento que ficamos a tentar perceber o responsável por tamanha transformação, questionando-nos se será o clima, o fado, o tinto ou até — e porque não — o encanto latino.

21.1.10

ao fim de uns dias,

a neve continua a cobrir a cidade com um manto branco e posso igualmente dizer que ainda não encontrei Damiel ou Cassiel. Nem na Staatsbibliothek, nem na estátua ao cimo da Siegessäule onde Wenders os filmou. No entanto, já vi uma ou outra mulher com a leveza & graça da trapezista Marion. Essa mesma figura misteriosa e solitária que foi a responsável por fazer um anjo recusar a dádiva divina, insípida e sentimentalmente distante da imortalidade. Uma ou outra, dizia eu, ou não fosse esta semana a Fashion Week Berlin.

18.1.10

der himmel über berlin



Als das Kind Kind war, / ging es mit hängenden Armen, / wollte der Bach sei ein Fluß, / der Fluß sei ein Strom, / und diese Pfütze das Meer. // Als das Kind Kind war, / wußte es nicht, / daß es Kind war, / alles war ihm beseelt, / und alle Seelen waren eins. [...]

Não sei alemão. Não obstante, este poema de Peter Handke em voz-off, na cena da impressionante Staatsbibliothek, é dos momentos «mais belos» (ordem estética) do filme de Wenders. Por isso, amanhã de manhã para lá vou eu, com a fonética destra métrica na cabeça à procura de Damiel e Cassiel. Para o que der e vier.

16.1.10

estado de espírito

Janeiro não é fácil.
Aliás, Janeiro nunca foi fácil.

15.1.10

juízes de fora

Quando o D. Afonso IV instaurou a regra judicial dos Juízes de Fora fê-lo precisamente para que o distanciamento destes aos interesses das partes intervenientes permitisse uma leitura isenta e imparcial. Dificilmente se é bom juiz em causa própria, como a história tem ensinado, e é por isso mesmo de estranhar ver um «juiz» tão próximo e conivente com a «vítima». Para a audiência, no entanto, a verdade foi clara: com o réu condenado e descartado, os dois restantes sempre puderam depois juntar-se.

11.1.10

das categorias

No que toca ao seu relacionamento com os homens, sem dúvida que há mulheres que são «mães», outras que são «filhas» e ainda algumas que são «filhas da mãe».

7.35am

Não há muita gente na rua ao nascer do sol. Talvez por isso seja a minha hora preferida para correr. Um momento espiritual, se é que assim se pode chamar. No ritmo das passadas e da respiração, o frio desaparece do corpo e a realidade vai ganhando contornos esfumados, transformando-se num cenário distante. O sol aparece no horizonte do rio e cumprimentamo-lo de forma familiar. As indústrias começam a expelir os primeiros fumos da manhã da mesma forma que nós o fazemos com os últimos da noite anterior. A purga, como tantas outras coisas, vem sempre com sacrifício. Contudo, no sacrifício também pode haver prazer.